Peter Eisenman, House III diagrams, 1969.
2018.    Barroco e pós-modernismo
Dobra barroca, dobra-pós moderna: deslocamento, repetição e trans-historicidade na arquitetura

Artigo acadêmico publicado na revista Asas da Palavra, investigando relações entre o conceito de dobra de Gilles Deleuze e a prática pós-moderna de arquitetura

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Este trabalho pretende analisar as manifestações do conceito de “dobra”, proposto por Gilles Deleuze (1925-1995) em Le pli: Leibniz et le Baroque (1988), no pensamento barroco e pós-moderno e em suas aplicações no campo da arte e da arquitetura. Objetiva explicitar características convergentes nestes dois momentos, abordados tanto como períodos históricos e estilísticos, quanto pensamentos com essências sobreviventes. Discute sobre a complexidade, deslocamento, repetição, subjetividade e movimento em Francesco Borromini (1599-1667) e em Peter Eisenman (n. 1932) a partir da perspectiva trans-histórica de Aby Warburg (1866-1929).

Texto originalmente publicado na revista Asas da Palavra (UNAMA), v. 15, n. 2, em dezembro de 2018

Vincent van Gogh, Trigal com corvos, 1890. Acervo Museu van Gogh.


Francesco Borromini, Nicho central e janela do Oratorio di San Filippo Neri, c. 1637.


Peter Eisenman, Study for Parc de la Vilette, 1987.


Aby Warburg, Atlas Mnemosyne: Painel 48: Fortuna. Símbolo discutidod o homem que se liberta, 1929.