Aby Warburg e índio Hopi, no Arizona, 1896. Foto: The Warburg Institute.
2019.    Aby Warburg
Entre sobrevivências e deslocamentos: a imagem e o fantasma em Aby Warburg

Artigo acadêmico publicado na revista ARTis ON investigando os aspectos autobiográficos na contribuição de Warburg para a história da arte e para a teoria da imagem

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Investigam-se, neste trabalho, as contribuições do historiador da arte, da cultura e teórico da imagem alemão Aby Warburg (1866-1929), entendendo a obra warburguiana como uma autobiografia, a partir da perspetiva do conceito de “biografema” do filósofo francês Roland Barthes (1915-1980). Pretende-se discutir as contribuições de Warburg para o campo da História da Arte a partir da análise das imagens e de seus deslocamentos sintomáticos no campo da representação simbólica, principalmente sobre o conceito de sobrevivência. Investigam-se as operações imagéticas e historiográficas transdisciplinares e trans-históricas de Aby Warburg, abordando a complexidade dos objetos artísticos e de suas temporalidades, além de suas potencialidades para novas metodologias na História da Arte.

Texto originalmente publicado na ARTis ON, n. 9, em dezembro de 2019

Aby Warburg, Esquema de oscilações de instabilidades e ritmos ornamentais, 1900.


Aby Warburg, Painel 48 do Atlas Mnemosyne: ‘Fortuna. Símbolo discutido do homem que se liberta’, 1929.


Aby Warburg, Esquema dinâmico das relações entre Ferramentas, Crença, Arte e Conhecimento, 1899.


Aby Warburg, 1929. Foto: The Warburg Institute.